
Deficiências Físicas
Deficiências Físicas
Compreender as Deficiências Físicas
Muitas causas e condições podem prejudicar a mobilidade. A incapacidade de usar as pernas, os braços ou o corpo com eficiência devido à paralisia, à inflexibilidade, à dor ou a outras deficiências é comum. Podem resultar de defeitos de nascença, de doença, da idade ou acidentes. Essas deficiências podem mudar dia após dia. Elas podem causar outras deficiências, como deficiência na fala, perda de memória, estatura baixa e perda de audição.
Pessoas com deficiência de mobilidade podem achar que é difícil participar de atividades quando se deparam com barreiras físicas e sociais. Muitas vezes eles são pessoas corajosas e independentes que têm o desejo de contribuir com o nível máximo de sua capacidade. Alguns são totalmente independentes, enquanto outros podem precisar de ajuda parcial ou total.
Maneiras de Ajudar
-
Crie relacionamentos de aceitação e igualdade vendo além da deficiência.
-
Aprenda sobre a deficiência e como você pode ajudar. Conheça a pessoa e o cuidador.
-
Demonstre compaixão, sensibilidade e sinceridade, respeitando os desejos da pessoa. Mantenha um equilíbrio entre ajudar e permitir que a pessoa cresça cuidando de si mesma.
-
Prepare-se para acomodar as pessoas com uma deficiência física antes que as reuniões e atividades da Igreja comecem. Isso pode incluir providenciar rampas, acomodações de assento, acesso a todos os locais (inclusive ao púlpito) e equipamento de mídia. O local deve ser acessível às pessoas que utilizam cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses, outros aparelhos de auxílio ou animais que auxiliam.
-
Pelo menos um banheiro deve ser acessível para pessoas com diversas necessidades físicas.
-
Sente-se ou ajoelhe-se, se necessário, a fim de interagir em um nível que seja confortável para ambos.
-
Convide pessoas com deficiências físicas para participar e prestar serviço. Ofereça-lhes oportunidades de contribuir espiritualmente.
-
É correto perguntar se alguém gostaria de ajuda, mas não ajudar a pessoa sem sua permissão. Leve em consideração as questões referentes a segurança e responsabilidade.
Dicas de Ensino
-
Fale com as pessoas com uma deficiência física da mesma maneira que falaria com qualquer outra pessoa. O fato de uma pessoa ter uma deficiência física não significa que ela tenha uma deficiência intelectual ou auditiva.
-
Adapte as situações para ajudar a pessoa a manter o auto-respeito. Evite situações que possam embaraçar ou assustar a pessoa com uma deficiência física.
-
Lembre-se de que a participação na sala de aula é importante para todos os filhos de Deus. As pessoas com deficiências físicas podem participar assim como as outras pessoas.
>> Deficiência Física - tipos e definições de deficiência física, referece a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
› Tipos de Deficiência Física:
TipoDefinição
ParaplegiaPerda total das funções motoras dos membros inferiores.
ParaparesiaPerda parcial das funções motoras dos membros inferiores.
MonoplegiaPerda total das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior)
MonoparesiaPerda parcial das funções motoras de um só membro (inferior ou posterior)
TetraplegiaPerda total das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
TetraparesiaPerda parcial das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
TriplegiaPerda total das funções motoras em três membros.
TriparesiaPerda parcial das funções motoras em três membros.
HemiplegiaPerda total das funções motoras de um hemisfériodo corpo (direito ou esquerdo)
HemiparesiaPerda parcial das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo)
AmputaçãoPerda total ou parcial de um determinado membro ou segmento de membro.
Paralisia CerebralLesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso central, tendo como consequência alterações psicomotoras, podendo ou não causar deficiência mental.
OstomiaIntervenção cirúrgica que cria um ostoma (abertura, ostio) na parede abdominal para adaptação de bolsa de coleta; processo cirúrgico que visa à construção de um caminho alternativo e novo na eliminação de fezes e urina para o exterior do corpo humano (colostomia: ostoma intestinal; urostomia: desvio urinário).